O design da embalagem

A grande maioria dos produtos comercializados requer algum tipo de embalagem para protegê-los, armazená-los, e assim realizar a distribuição para a venda. No entanto, o design da embalagem torna-se uma ferramenta de marketing valiosa, comunicando-se diretamente com o cliente e, evidentemente, influenciando na sua decisão de compra. Cada caixa, garrafa, lata ou recipiente possui a chance de contar a história de uma marca.

A concepção da embalagem

O design voltado para embalagens vai além de simples desenvolvimento de projetos gráficos e conceitos para representar uma empresa através de um invólucro. Essa demanda requer, entre outras habilidades, o conhecimento em processos de produção e transformação de materiais, produção gráfica e design industrial. Por se tratar de uma área que envolve várias disciplinas, esse tipo de profissional não se encontra com tanta facilidade no mercado.

O designer de embalagens pode atuar em diversas modalidades de embalagens, ou focar em tipos específicos de embalagem (como rótulos e latas, por exemplo). Também pode atuar em um setor específico (como brinquedos e artigos infantis). Seu trabalho requer excelentes habilidades conceituais e de resolução de problemas, além de um conhecimento apurado quanto ao processo industrial de embalagens do setor em que atua. Tudo isso aliado à flexibilidade para atendimento a clientes, fabricantes e profissionais de marketing, entanto sempre atento às tendências atuais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *