UI Design: Interação com o usuário

Conceito

Um usuário de interface (em inglês: User Interface, ou UI) é uma pessoa que interage com um dispositivo ou aplicativo. UI Design é o processo de projetar interfaces (telas, painéis etc) para torná-las fáceis de utilizar e proporcionar uma experiência amigável.

A UI abrange todas as coisas com as quais o usuário interage – tela, teclado, mouse – mas no contexto do design gráfico, o design da UI se concentra na experiência visual do usuário e no design de elementos gráficos na tela, como botões, menus, micro-interações e muito mais. É função do designer equilibrar a estética com a funcionalidade e usabilidade.

Os designers de UI são especializados em projetar layouts para aplicativos de desktop, aplicativos móveis, aplicativos da web, jogos, entre outros. Eles trabalham em estreita colaboração com designers de UX (experiência do usuário), que determinam como o aplicativo vai interagir com o usuário, e com os desenvolvedores, que escrevem o código para fazê-lo funcionar.

exemplos de ui design

Eis abaixo alguns exemplos de design gráfico voltados para a interação com o usuário:

    • Design de página da web (websites);
    • Design de temas (WordPress, Shopify, etc.);
    • Interfaces de jogos;
    • Design de aplicativos.

Os designers de UI devem trabalhar em equipe, apoiados por habilidades sérias de design gráfico e uma excelente compreensão dos princípios de UI/UX, design responsivo e desenvolvimento web. Além de aplicativos gráficos, é importante possuir conhecimentos em linguagens de programação como HTML, CSS e JavaScript.

Ficou alguma dúvida? Conte para a gente clicando aqui. Você pode também entrar em contato para saber como otimizar seu negócio através da aplicação ou reformulação de uma identidade visual que o destaque dentre seus concorrentes. Vamos conversar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *