O que é Identidade Visual?

Falando sobre Marca

Uma marca não é somente uma composição entre símbolo, cor e tipografia, usada para identificar determinado produto ou serviço. Muito além disso, marca é todo o relacionamento entre uma empresa ou organização e seu público. Esse relacionamento com o cliente também é conhecido como branding. A identidade de uma marca é a maneira como ela comunica sua personalidade, sua essência, de que forma ela pretende atender as expectativas de seu cliente ou que experiências pretende proporcionar.

A construção da identidade visual do negócio é o primeiro passo para tudo isso. É com base nos conceitos estabelecidos para o negócio e, principalmente, baseado na “cara” que pretende-se assumir, é que são traçados os elementos que irão dar a identidade desse empreendimento; através de elementos visuais que traduzirão toda essa ideia, por meio de imagens, formas e cores.

Designers especializados no design gráfico de identidades visuais trabalham alinhados com os conceitos estabelecidos juntamente com seus clientes para criar ativos como logotipo, tipografia, paletas de cores, bibliotecas de imagens, entre outros elementos, que representam a personalidade de uma marca. Além disso, os designers geralmente desenvolvem um conjunto de diretrizes visuais de marca (guias de estilo ou manual da marca) que descrevem as melhores práticas e fornecem exemplos de aplicações em diversas mídias. Estas diretrizes ajudam a garantir a consistência da marca ao ser aplicada em algum tipo de mídia.

A identidade certa para seu negócio

Os designers gráficos de identidade visual devem possuir um conhecimento geral de todos os tipos de design gráfico, com o fim de criar elementos adequados a todos os tipos de mídias visuais. Eles também precisam de excelentes habilidades de comunicação, habilidades conceituais e criativas e paixão por pesquisar setores, organizações, tendências e concorrentes.

Os elementos a serem desenvolvidos variam em função do tipo de negócio de cada empresa. Por exemplo: uma empresa de fast-food necessitará, entre outras coisas, de embalagens eficientes para seus produtos, enquanto que uma escola precisará de materiais (ou interfaces) que facilitem sua comunicação interna (entre colaboradores) e externa (estudantes/pais).

Para saber de quais ferramentas e produtos de design seu negócio necessita, é importante conversar com um designer gráfico, para que, uma vez alinhados os conceitos do negócio, juntos possam chegar a uma descrição clara das suas necessidades e, assim, sejam desenvolvidos os resultados mais adequados.

Ficou alguma dúvida? Conte para a gente clicando aqui. Você pode também entrar em contato para saber como otimizar seu negócio através da aplicação ou reformulação de uma identidade visual que o destaque dentre seus concorrentes. Vamos conversar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *